Sr. GIV explica: Contraste - GIV Gráfica Online

Sr. GIV explica: Contraste

Olá, parceiro!

O universo do design e toda sua amplitude traz inúmeros conceitos e técnicas. Sendo assim, estou aqui, mais uma vez, para explicar um dos conceitos fundamentais para o design: o Contraste. Continue a leitura e saiba mais sobre como trabalhar com ele em suas peças.

O contraste é, basicamente, uma técnica (efeito) aplicado sobre textos, formas ou cores de uma peça gráfica, a fim de destacar e organizar informações (hierarquização das informações), chamando a atenção e facilitando a interpretação do público.

Sua aplicação pode acontecer de diferentes formas, sendo as mais populares:

  • Contraste de cor

O contraste de cor é trabalhado, geralmente, entre o plano de fundo e os elementos que o sobrepõem. No geral, as cores com maior contraste entre si, além de prenderem a atenção do espectador, trazem maior conforto aos olhos, facilitando a leitura e compreensão.

Existem diferentes opções que surgem dos círculos cromáticos (utilizando de cores distantes dentro deles), além de poder usar de cores claras com cores escuras, como o clássico preto com branco.

  • Contraste de tamanho

O contraste de tamanho é bastante usado em banners e cartazes, por exemplo. É uma das maneiras mais populares de uso do contraste e é eficaz para fortalecer a hierarquia das informações.

Nele, as formas, textos e personagens envolvidos na composição podem ser trabalhados, destacando o elemento mais importante de forma clara e objetiva para quem visualiza.

  • Contraste de tipografia

Os diferentes tamanhos, famílias tipográficas e formatos (itálico e negrito, caixa alta e baixa) e cores são responsáveis por guiar os olhos do leitor e ditar o ritmo da leitura.

Para entender melhor esse conceito, veja o exemplo a seguir.

Fonte: PinThis
Fonte: PinThis

Nesse pôster, notamos o uso dos 3 tipos de contrastes citados. O criador utilizou o peso e tamanho da tipografia para chamar atenção ao elemento principal da arte, além de trazer o contraste de cores.

Fonte: pristina.org
Fonte: pristina.org

Neste caso, o uso da fonte em negrito, na primeira peça, colaborou para guiar o leitor para a informação mais importante. Já as cores vibrantes em contraste com o branco, enriqueceram o design e a identidade visual.

O segredo para a eficiência dessa técnica é não ter medo de usá-la. A “ousadia” pode ser sinônimo de organização, fluidez e harmonia. Isso faz a composição ter destaque em meio as outras.

Mas, se atente ao objetivo do projeto e ao público-alvo do mesmo. Esses são pontos fundamentais para que você escolha o melhor tipo de contraste para trabalhar seu layout e surpreender seu cliente.

Espero ter colaborado com sua rotina de trabalho! Caso queira saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe aqui nos comentários.

Conte comigo!

Banner Preço Imbatível Melhor Prazo GIV Gráfica Online

2 thoughts to “Sr. GIV explica: Contraste”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *