Quanto vale o meu trabalho? Imagem post GIV Gráfica Online

Hey designer, quanto vale o seu trabalho?

Muitos profissionais da área de design ficam perdidos e confusos na hora de definir quanto vale um projeto ou trabalho a ser realizado. Isso é normal, uma vez que é preciso levar algumas coisas em consideração na hora de precificar um serviço. Como um trabalho é diferente do outro, fica difícil especificar um valor X, por isso muito profissionais preferem cobrar por hora de trabalho, como se fossem todos os dias para o escritório ou agência.

Antes de mais nada, é preciso avaliar o seu nível profissional, o quão graduado é para exercer tal função, os conhecimentos que o trabalho exige unidos aos seus conhecimentos, o seu tempo de experiência e bagagem técnica. É preciso ser honesto consigo mesmo para ser honesto com quem deseja comprar o seu serviço. Dessa forma, ninguém perde e você ainda pode fidelizar o cliente para futuros trabalhos e indicações.

Não queira dar um passo maior do que pode, a sinceridade é o que fará com que você conquiste ainda mais clientes, uma vez que essa característica é muito bem vista no mercado de trabalho, pois dizer que vai entregar um projeto, mas no fim entregar algo diferente pode fazer com que você perca uma venda e um cliente fiel em potencial.

Como já dissemos, a grande maioria dos profissionais cobram por hora de trabalho, mas isso depende de cada um. Se você preferir e acordar junto com o cliente, é possível fechar um valor para um determinado montante de trabalho. Mas cuidado com valores muito altos. Se o trabalho realmente demandar muito tempo e detalhes, demonstre para o seu cliente que a sua mão de obra vale a quantia cobrada, se venda através dos conhecimentos e quantidade de tempo e dinheiro gasto com aperfeiçoamento. É preciso deixar claro que o valor está totalmente ligado à qualidade do projeto final.

Você também pode gerar um valor hipotético de salário mensal. Digamos que você deseja um salário de R$ 3.000,00, para trabalhar 7 horas por dia e 20 dias no mês. Isso gera 140 horas mensais que, dividido pelo salário, resulta em R$ 22,00 pela sua hora de trabalho. A partir disso, é possível avaliar o tempo que gastará e o preço a ser cobrado e estimar o tempo que gastará em um determinado projeto.

Mas isso é só uma sugestão e o valor é fictício, ficando a seu critério definir quanto vale sua hora de trabalho. A partir da sua autoanálise será possível chegar, juntamente com o cliente, em um valor que beneficie ambas as partes envolvidas. Se possível, faça uma análise de cliente para cliente, ou seja, o microempresário que está começando talvez não possa pagar o mesmo valor de uma empresa já consolidada e conhecida no mercado, mas não deixe ele de lado por isso. Clientes menores são ótimos para fidelizar, afinal, toda instituição de grande porte foi micro um dia. Assim, você cresce junto com o seu cliente e vai aperfeiçoando seu trabalho aos poucos.

Esteja por dentro de tudo o que acontece no mundo gráfico, mas principalmente, no mundo do design. Veja as novas tendências de cores, de projetos, o que está na moda agora, qual o tipo de arte que as pessoas estão buscando para seus materiais gráficos, fontes e um mundo de coisas novas que vão te ajudar a ter mais ideia e nadar a favor da correnteza, pois indicar um conceito específico que está em alta para o seu cliente, além de demonstrar que você sabe o que está falando e tem propriedade para trabalhar nisso, você ajuda ele a se destacar.

Você também pode baixar a nossa tabela de valores para te ajudar a ter um controle maior do valor a ser cobrado, pois é preciso levar muitas coisas em consideração, como gastos com energia, internet, deslocamento e alimentação, por exemplo. Como dissemos, os valores são hipotéticos, mas você pode editar e manipular a tabela de um jeito que seja benéfico e mais personalizado à forma como você trabalha.

Esperamos que agora tenha ficado mais claro a forma como você vai lidar com a parte financeira do seu trabalho. Deixe nos comentários outras dicas para quem ainda está um pouco confuso, assim você também pode encontrar dicas valiosas para melhorar ainda mais o seu método. 😉

Para te ajudar ainda mais, temos uma Planilha para Cálculo de Serviços Gráficos , clique para baixar gratuitamente!

Banner Preço Imbatível Melhor Prazo GIV Gráfica Online

10 thoughts to “Hey designer, quanto vale o seu trabalho?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *